segunda-feira, 21 de abril de 2014

As cartas de Gabriel


Naquela altura do campeonato, eu já conhecia o gelo e minha bicicleta branca de selim e guidão vermelhos – agora sem rodinhas – era o meio mais interessante para produzir olhares sobre o que não era o Rio de Janeiro. Da São Luís do início dos anos noventa partiam minhas primeiras correspondências de frases pequenas, grandes saudades e quase solidões.

Quase quinze anos mais tarde, eu conhecia Gabriel García Márquez por meio da obra que destroçou sua vida: “Cem anos de solidão”. Descobria assim um autor muito político e, sobretudo angustiado pelo peso de não mais poder, de maneira espontânea, dizer as coisas do mundo. Porque descobrir que alguém vendeu cartas suas deve ser mesmo uma dor muito grande. Por isso deixou de escrevê-las.

Em mim, dada a relação tão estreita com as correspondências e, de modo mais declarado ainda, o medo que tenho da falta das memórias, a notícia sobre a venda das cartas de Gabriel só não doeu mais que aquela que dizia que o autor estava perdendo a memória. Aí chegou o 17 de abril para fazer doer mais ainda em saber que fomos nós quem perdemos um grande escritor.

Por aqui, a solidão já fez morada. Já não é mais São Luís e correspondências chegam de muitas partes. Trazem lágrimas, contam sonhos, apontam planos, revelam saudades. Já não há mais bicicleta branca de selim e guidão vermelhos para poder bem ver a cidade, só janela de apartamento e muitos cubos de gelo dentro de um copo com água. E saudade.


Fortaleza, Ceará, 21 de abril de 2014.

0 comentários:

 
Copyright 2009 zine colorido
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by Wpthemesfree